Projeto B.A.S.E recebe ação especial, com participação de Ricardo Jaheem, celebrando o natal com diversidade, ancestralidade e reflexões sobre identidade racial
Em dezembro, o espírito natalino ganhou novas cores em uma ação emocionante realizada pela Ser Cidadão no Projeto B.A.S.E, localizado no Conjunto Jesuítas, em Santa Cruz. A atividade especial contou com a participação de Ricardo Jaheem, escritor e educador, que trouxe para o público uma narrativa potente e transformadora com a apresentação do seu livro “Adebumi: Meu Verdadeiro Nome”.
Jaheem deu vida a um Papai Noel preto, que encantou e emocionou crianças e adolescentes da comunidade. A obra apresentada aborda o entendimento racial de forma sensível, narrando uma jornada de resistência e reconexão com a ancestralidade. A atividade foi um convite para a reflexão sobre a diversidade racial, além de celebrar a riqueza das culturas afro-brasileiras.
O evento, realizado como parte da programação da FLOR - Festa Literária do Oeste do Rio, reforça o compromisso da iniciativa com a valorização da diversidade cultural e o acesso à literatura em territórios periféricos.
Com essa ação, a FLOR encerra o ano com uma mensagem: é possível construir um futuro mais justo e igualitário quando celebramos as diferentes histórias que nos moldam.
A quarta edição da FLOR - Festa Literária do Oeste do Rio é apresentada pela Ser Cidadão e Ministério da Cultura, com patrocínio da Fábrica Carioca de Catalisadores, Primetals Technologies e apoio do Instituto Phi, por meio da lei federal de incentivo à cultura.
Fique ligado nas redes sociais da FLOR e da Ser Cidadão para acompanhar as próximas ações em 2024.