Como os moradores do extremo oeste do Rio desejam viver em dez anos?
A resposta para essa e outras perguntas aparecem no Plano Santa Cruz 2030, um documento inédito com metas e propostas para transformar a realidade social dos bairros de Santa Cruz, Sepetiba e Paciência. O evento revelará ao público o documento gráfico, seu conteúdo com mapas, indicadores, metas e propostas concretas e contará com a participação de lideranças e artistas locais.
A partir das discussões sobre os 450 anos de um dos primeiros bairros do município do Rio de Janeiro, surge o Santa Cruz 2030 com a proposta de desenvolver um programa de desenvolvimento sustentável e inclusivo para a Região Administrativa de Santa Cruz — que compreende os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba — para fortalecer as políticas públicas na região e enfrentar os desafios socioeconômicos. Um esforço coletivo de construir horizontes para o desenvolvimento mais inclusivo e sustentável a partir da revisão do passado e do diagnóstico dos desafios presentes.
A SerCidadão e a Casa Fluminense, desde 2017 vêm construindo uma governança e buscando investimentos sociais para financiamento de ações que atuem sobre a realidade socioeconômica da região e que sejam implementadas a partir de uma agenda comum, um plano de desenvolvimento territorial. Nesse período, houveram vários encontros entre moradores, empreendedores, representantes de coletivos, movimentos, organizações sociais e empresas locais do distrito industrial para a definição das linhas de ação do Santa Cruz 2030, elegendo quatro temas prioritários para pensar o futuro: trabalho e renda, saúde, educação e cultura.
O lançamento do Plano Santa Cruz 2030 é uma oportunidade de difusão ampla dos indicadores sociais da Zona Oeste do Rio e das propostas construídas pelos próprios moradores, capazes de decidir as prioridades e a produção de sentidos rumo ao desenvolvimento local. Esse movimento, na região mais populosa da cidade, é uma oportunidade da cidade se repensar, interagir e apontar caminhos para um Rio mais democrático, justo e sustentável para todos.
A iniciativa é uma realização da Casa Fluminense, da SerCidadão e do British Council, em cooperação com a rede de lideranças locais e em articulação com as áreas de responsabilidade social das empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz.
Participe!
Lançamento do Plano Santa Cruz 2030
11 de setembro | 10h
Transmissão ao vivo | Siga @santa.cruz2030
Comments