56 jovens aprovados nas principais universidades do Rio de Janeiro
- Comunicação Ser Cidadão
- há 4 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 dias
Fruto de um trabalho pedagógico que une conteúdo, escuta e valorização do território, as aprovações reforçam o papel transformador da educação nas periferias do Rio
Com muito orgulho, celebramos a aprovação de 56 jovens participantes dos cursos de pré-vestibular da Ser Cidadão em instituições públicas e privadas de excelência no estado do Rio de Janeiro. As conquistas abrangem cursos concorridos como Direito, Engenharia, Pedagogia, Enfermagem e Letras, em universidades como UERJ, UFRJ, UNIRIO, UFF e UFRRJ.
Essas vitórias são resultado de um trabalho construído com dedicação, escuta e compromisso, em uma metodologia que aposta em uma formação integral, articulando o conteúdo dos exames com atividades de fortalecimento emocional, rodas de conversa, orientação vocacional e repertório cultural, respeitando as diferentes formas de aprendizado e trajetórias de cada estudante.
“Nossa proposta é mostrar para esses jovens que eles não precisam mudar quem são para estar na universidade — o território de onde vêm é potência, não obstáculo”, diz Hélio Abreu, coordenador pedagógico do projeto.
Em uma região onde o acesso ao ensino superior ainda é um desafio para os jovens, cada aprovação é uma conquista coletiva. Os resultados reforçam a importância de iniciativas como esta, que atuam no enfrentamento das desigualdades educacionais e na construção de futuros mais justos.

“O projeto me ajudou tanto profissionalmente como também me ajudou socialmente. Além de me abrir portas, me abriu a mente, com todas de conversas super interessantes e profissionais maravilhosos. A Ser Cidadão me ajudou a ser mais cidadã, a pensar de outras formas!", conta Giulya da Silva Cardozo , 17 anos
A Ser Cidadão há 21 anos desenvolve projetos que ampliam o acesso de jovens da Zona Oeste do Rio às universidades, ao mercado de trabalho e ao direito à cultura. Os cursos pré-vestibulares fazem parte dessa trajetória, que já impactou centenas de vidas e segue firme na missão de transformar sonhos em realidade.
Comments